MTA: SOFIA DE PORTUGAL E ANA NAVE ENCERRAM A 19ª MOSTRA DE TEATRO DE ALMADA

SOFIA DE PORTUGAL E ANA NAVE ENCERRAM A 19ª MOSTRA DE TEATRO DE ALMADA

As atrizes Sofia de Portugal e Ana Nave marcam presença na semana de encerramento da 19ª Mostra de Teatro de Almada que termina a 29 de novembro, com uma programação que inclui ainda cinco estreias, exposições e espaços de debate.

O Teatro ABC.PI apresenta a 24 e 25 de novembro, no Teatro-Estúdio António Assunção, a estreia de “Contos negros para os filhos dos brancos” com encenação da atriz Laurinda Chiungue, espetáculo dedicado à infância que aborda a inclusão e a multiculturalidade, a partir da obra homónima de Blaise Cendrars, num universo envolto na tradição oral africana.

“Deus já foi mulher”, encenação de Sofia de Portugal a partir do texto “A Confissão da Leoa”, de Mia Couto, estreia a 25 de novembro, às 21h30, no Cineteatro da Academia Almadense. Uma produção do Alpha Teatro que promove a inclusão de jovens com práticas teatrais, temática que traz a debate a 26 de novembro, às 18h, numa sessão aberta ao público com a participação de associações convidadas.

O Cénico da Incrível Almadense repõe a comédia do brasileiro Paulo Sacaldassy “Fulana, Sicrana e Beltrana” (27 novembro, 21h30) e o Artes e Engenhos ante-estreia no Teatro Municipal Joaquim Benite a 28 de novembro, às 21h30, “Dramas de Princesas. A Morte e a Donzela”, a partir de Elfriede Jelinek, numa dedicatória a Rogério de Carvalho, com encenação de Alexandre Pieroni Calado. Ator e investigador de Teatro que apresenta domingo, 29 de novembro, às 17h, no Teatro-Estúdio António Assunção, “Criação com Traços de Arquivo”, terceira e última tertúlia de um ciclo de perspetivas sobre o teatro na sua relação com a pedagogia, a ciência e o arquivo, em colaboração com o Dep. Ciências Sociais Aplicadas da FCT/UNL.

A exposição “Twisted Swan” integrada no projeto multidisciplinar de Maria João Garcia e Rodrigo Miragaia, pode ser vista na Escola Conde Ferreira até 28 novembro. A dois passos ao lado, no Teatro-Estúdio António Assunção, encontra-se patente ao público a exposição “O Grito: 20 anos de Teatro” até ao dia 29.

Sábado, 28 de novembro, a partir das 23h30, artistas e público da Mostra são convidados para um serão de poesia com a actriz Yolanda Alves no café-teatro do Teatro-Estúdio António Assunção.

Domingo, 29 de Novembro, o NNT – Núcleo Novo de Teatro, grupo universitário da Associação de Estudantes da FCT/UNL vencedor do prémio FATAL 2014, estreia uma nova criação de Susana Vidal intitulada “Quando é que vamos onde...” (19h, Cineteatro da Academia Almadense) e o Teatro na Gandaia estreia às 22h, no Auditório da Costa de Caparica, “Uma Tal Lisístrata”, a partir da comédia de Aristófanes, com encenação de Ana Nave, espetáculo que encerra a programação da 19ª Mostra de Teatro de Almada, um evento organizado anualmente pela Câmara Municipal de Almada em conjunto com os Grupos de Teatro que desenvolvem a sua atividade em Almada, sejam eles de carácter amador ou profissional.