MTA: 19ª Mostra de Teatro de Almada / 2015

19ª Mostra de Teatro de Almada / 2015

O Grito
O GRITO
12 NOVEMBRO | QUINTA | 21H30 | M/12 | 60’
TEATRO-ESTÚDIO ANTÓNIO ASSUNÇÃO

No ano em que assinala 20 anos de atividade, o Grito apresenta uma nova produção intitulada “O Grito”, dramatização do conto homónimo de Herberto Helder. Incluído no livro “Os Passos em Volta”, publicado em 1963, este conto situa-se em Portugal, durante o Estado Novo.
Este espetáculo fala-nos sobre a ditadura, a repressão e os efeitos desintegradores que ela provoca na esfera individual. Mas, acima de tudo, fala-nos do medo sinistro e insidioso que corrói o indivíduo na sua essência, do medo como instrumento de manipulação dos homens e das sociedades, inibindo e constrangendo condutas e pensamentos.
Hoje, quando os elos de solidariedade social se fragmentam e um sentimento de insegurança se insinua em todas as esferas da vida, o medo encontra, de novo, vasta seara onde medrar. Uma sociedade assombrada pelo medo tende a aceitar a limitação dos direitos civis, expondo-se a estratégias de domínio cada vez mais ocultas. Ao evocar, meio século depois, esses tempos de negrume e asfixia, o Grito pretende, não só preservar a sua memória, nestes tempos de torpor e olvido que são os nossos, mas também interrogar o tempo presente.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Autor: Herberto Helder
Dramaturgia e Encenação: Anabela Neves
Interpretação: Ana Brilha, Ana Correia, Marta Valente, João Vasco Henriques, Jefferson Oliveira, Karas, Marco Ramos
Ambientes Cénicos e Operação de Luzes: Jorge Xavier
Sonoplastia e Operação de Som: Marco Ramos
Figurinos: Anabela Neves e São – Oficina dos Farrapos
Grafismo: Jorge Xavier
Produção: Jefferson Oliveira e Nuno Nascimento