MTA: 19ª Mostra de Teatro de Almada / 2015

19ª Mostra de Teatro de Almada / 2015

Teatro na Gandaia
UMA TAL LISÍSTRATA
29 NOVEMBRO | DOMINGO | 22H00 | M/12 | 75’
AUDITÓRIO COSTA DA CAPARICA

Cansadas de uma guerra que já durava havia 20 anos, as mulheres de Atenas, de Esparta, da Beócia e de Corinto (cidades gregas mais duramente atingidas pelo conflito), chefiadas pela ateniense Lisístrata, decidiram pôr fim às hostilidades usando uma tática pouco ortodoxa: uma greve de sexo. Para melhor conseguirem o seu objetivo ocuparam a cidadela de Atenas – a Acrópole, e tomaram conta do Tesouro. Os maridos não resistiram à greve e assinaram um tratado de paz, depois de uma série de peripécias de grande efeito cómico apesar da ousadia dos detalhes.
Embora Lisístrata seja a mais licenciosa das comédias de Aristófanes, pela elevação dos sentimentos que animam a heroína, pela nobreza das intenções do comediógrafo e pelas suas próprias qualidades teatrais, a peça bem merece a fama de que até hoje desfruta em todas as plateias civilizadas. Vinte e quatro séculos de guerras tornaram-na cada vez mais atual e não diminuíram em nada o brilho da comédia e mesmo a espiritualidade que mal se dissimula por trás da crueza do argumento.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
A partir da comédia de Aristófanes
Adaptação: Rui Silvares
Encenação: Ana Nave
Música: João Carlos
Figurinos: Rafaela Mapril
Luz: Daniel Verdades
Grafismo: André Clemente
Interpretação: António Nobre, António Olaio, Arminda Santos, Carlos Dias Antunes, Elsa Viegas, João da Costa, João Rodrigues, José Balbino, Josefina Correia, Luísa Nápoles, Maria João Garcia, Marta Serra Silva, Mauro Gentile, Mava José, Pedro Gamboa, Ricardo Cardo, Rute Hugmenow, Sandra Fernandes, Tânia Ponte, Vasco Santos
Músicos: Mauro Gentil, João Carlos, Mava José
Execução de figurinos e cenário: Rafaela Mapril, Elsa Viegas, Ana Nave, Rui Silvares, João Carlos
Execução de cabeleiras: Luísa Nápoles, Sandra Fernandes
Responsável Guarda Roupa: Marta Serra Silva
Produção: Teatro na Gandaia