MTA: 17ª MOSTRA DE TEATRO DE ALMADA: 7 - 24 NOVEMBRO.2013

17ª MOSTRA DE TEATRO DE ALMADA: 7 - 24 NOVEMBRO.2013

DESTAQUES DA 2ª SEMANA da 17ª MTA
[15 a 17 Novembro]

A Menina dos Meus Olhos, que este ano celebra 10 anos, participa na 17ª Mostra de Teatro de Almada com o espetáculo “O Peso de uma Semente” de Marina Nabais (Sexta, 15/11, às 21h30, Auditório Fernando Lopes-Graça, M/8), que estreou em Guimarães no Festival GuiDance, passou pelo Teatro Maria Matos e acontece pela primeira vez em Almada. Com um prólogo interpretado por um conjunto de jovens, este solo de dança parte da depuração do espaço corporal, sonoro e cénico para explorar o paradoxo entre esforço e inércia.



O Grupo de Teatro da Associação Cultural Manuel da Fonseca estreia um espetáculo dirigido a todas as idades, com texto inédito de Gisela Barroso e Alberto Amorim, “Estórias para serem contadas” no Auditório da Pluricoop, no Pragal (Sábado, 16/11, 18h). Com 20 anos de atividade, este coletivo tem a particularidade de integrar elementos dos 5 aos 70 anos.

No mesmo dia, às 21h30, a Artes e Engenhos, sediada na Faculdade de Ciências e Tecnologia e composta por criadores com formação científica, apresenta “Instrução Musical II” (M/8) na Casa Municipal da Juventude em Cacilhas. Espetáculo criado a partir da documentação do processo criativo de “Instrução Musical I” estreado no ano passado que explora a relação entre mestre e aprendiz através da música.   

O Ninho de Víboras estreia em sessão dupla no Teatro Municipal Joaquim Benite (16/11, 21h30 e 17/11, 18h) mais uma nova criação da autoria de Maria João Garcia. “Dilema” (M/12), com interpretação da bailarina Carla Ribeiro e a participação dos alunos de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Anselmo Andrade, é um ponto de partida para uma reflexão conjunta sobre as escolhas e decisões que fazemos.

Ainda no Domingo, 17 de Novembro, às 16h, o GIIT da Trafaria traz ao Teatro Municipal Joaquim Benite a sua mais recente criação “Querido Monstro” (M/12). Neste espetáculo baseado na obra do escritor espanhol Javier Tomeo, uma suposta entrevista de um jovem à procura do seu primeiro emprego deriva num confronto de pontos de vista sobre a família, política, música, literatura e gastronomia.

O Teatro ABC.PI encerra a segunda semana da Mostra com o tema do amor e estreia “O Cântico da Salumita” (M/12) inspirado no livro de Salomão, com interpretação da atriz Laurinda Chiungue, 17 de Novembro, às 21h30, no Auditório Fernando Lopes-Graça.

A 17ª Mostra de Teatro de Almada, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Almada e Grupos de Teatro, continua até 24 de Novembro com mais espetáculos das Produções Acidentais, Artes e Engenhos, O Grito, Grupo de Teatro da Associação Manuel da Fonseca, Beira Mar e GITT.

Acompanhe toda a programação da 17ª Mostra de Teatro de Almada em www.mostradeteatrodealmada.blogspot.com e www.facebook.com/MostraTeatroAlmada