MTA: 17ª MOSTRA DE TEATRO DE ALMADA: 7 - 24 NOVEMBRO.2013

17ª MOSTRA DE TEATRO DE ALMADA: 7 - 24 NOVEMBRO.2013

newsletter #3
30-10-2013

Almada volta a ser palco da Mostra de Teatro

A Abertura da 17ª Mostra de Teatro de Almada (MTA) acontece quinta-feira, 7 de Novembro, às 21h30, no Auditório Fernando Lopes-Graça no Fórum Municipal Romeu Correia, com a presença da organização, Câmara Municipal de Almada e Grupos de Teatro. Nesse dia terá lugar a estreia do novo espetáculo do Teatro de Areia, “Partir” (M/12), com encenação e dramaturgia de Francis Seleck, interpretação de Ariana Manso e Joana Sabala e texto original da jornalista e escritora Sarah Adamopoulos.

Segundo as palavras da escritora «escrever sobre um dilema tão actual como é o que novamente divide os portugueses que se vêem na necessidade de enfrentar a emigração foi um exercício difícil. Embora a escolha entre ficar ou partir assente regra-geral na premissa material (isto é, na sobrevivência), interessou-me explorar tudo o que ocultamente determina a decisão que prevalece: a de partir. Isto é, trabalhar as mentalidades, as perspectivas da realidade que revelam, a memória histórica que transportam. Pois há, creio, e apesar do subdesenvolvimento que em Portugal leva a maioria a posicionar-se do lado dos que não têm alternativa, uma reflexão filosófica e política importantíssima a fazer sobre aquilo que ainda assim permanece uma escolha. É possível começar algum dia a construir um país que ciclicamente gerações inteiras abandonam? O texto foca-se no medo como motor da partida, a que contrapõe o mais irrealista idealismo, na duplicidade da voz interior de uma mesma pessoa que assiste ao desmoronamento de um lugar devastado pela miséria».

O Teatro de Areia é um dos grupos de teatro da Associação Cultural O Mundo do Espectáculo e celebra este ano dez anos de atividade. Tem trabalhado o teatro contemporâneo, tendo apresentado outros originais da mesma autora.

No primeiro fim-de-semana da MTA vamos poder assistir à reposição de “Auto da Barca do Inferno do Séc. XXI” pelo Cénico da Incrível Almadense (Sábado 09/11, 16h, Incrível Almadense, M/6). A peça apresenta uma reciclagem da obra de Gil Vicente, procurando estabelecer um paralelismo entre a sociedade de então e a atual, de forma divertida.

Segue-se a estreia de “Deambulações ou possíveis regressos” (Sábado 09/11, 21h30, Casa Municipal da Juventude de Cacilhas, M/12), com base na versão de Herberto Helder de “Húmus” de Raúl Brandão, mais um trabalho de experimentação centrado no universo dos escritores portugueses apresentado pelo Novo Núcleo de Teatro, grupo da Faculdade de Ciências e Tecnologia que marca presença habitual nos festivais de teatro universitário nacionais e internacionais.

Domingo, 10 de Novembro, exatamente cem anos após o nascimento de Álvaro Cunhal, o Teatro Extremo, em parceria com o Teatro Fórum de Moura, apresenta a versão cénica de Catarina Pé-Curto e Jorge Feliciano do conto para crianças “Os Barrigas e o Magriços” (11h, Teatro Extremo, M/6). Às 21h30, o Teatro&Teatro volta a pôr em cena no Auditório Fernando Lopes-Graça a obra de Jacinto Lucas Pires “Universos e Frigoríficos” (M/6) que promete momentos divertidos e poéticos.

Até 24 de Novembro, durante três semanas, são várias as oportunidades para ver 17 espetáculos de 14 grupos de teatro em diferentes espaços de Almada como o antigo Casino da Trafaria e o Teatro Municipal Joaquim Benite e ainda participar na Tertúlia “Mostra.Reescritas” sobre o tema da dramaturgia com Anabela Mendes, David Antunes e Mickaël de Oliveira.