MTA: TEATRO EXTREMO

TEATRO EXTREMO


SALAMALEQUE
DE FERNANDO JORGE LOPES
18 NOVEMBRO, DOMINGO, ÀS 16H00
TEATRO EXTREMO
M/4

Encenação, Interpretação e Dramaturgia Fernando Jorge Lopes
Figurinos Alice Rolo
Fotografia Vitor Cid
Grafismo P2F atelier
Desenho e Operação de Luz Celestino Verdades
Som Celestino Verdades, Fernando Jorge Lopes
Operação de Som Celestino Verdades
Adereços Ana Taipas, Élio Antunes, Fernando Jorge Lopes
Coreografia Afonso Guerreiro
Produção Executiva Sofia Oliveira

42ª criação do Teatro Extremo - estrutura financiada pela SEC/DGArtes e Câmara Municipal de Almada

Salamaleque é um espetáculo de teatro para público familiar que reaviva lendas populares e a tradição do contador de histórias mágicas contadas de gerações a gerações.

Um contador de histórias árabe conta uma lenda que narra a história de amor entre um rei e uma donzela do longínquo norte. À medida que o contador de histórias vai desenvolvendo o fio condutor desta lenda, o seu próprio imaginário transporta a sua narração para um outro conto sobre ladrões, sábios, tesouros e encantamentos… Baseado nos contos populares A Lenda das Amendoeiras em Flor e A Lenda do Ladrão da Vida e da Morte.

SOBRE O GRUPO (www.teatroextremo.com)
Fundado em 1994 em Almada, o Teatro Extremo é uma companhia que desenvolve a criação, consolidação, amplificação de hábitos de fruição estética e formação de novos públicos. Em 1999 adquiriu um espaço próprio com o apoio da Câmara Municipal de Almada, onde foram realizadas obras de beneficiação em 2008 assinadas pelo Arquitecto João Lima. Até 2012, levou à cena 42 espectáculos, em produção própria ou em co-produção, essencialmente, na dramaturgia contemporânea. Além fronteiras, apresentou-se em Espanha, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Brasil, Cabo Verde e Índia. Organiza desde 1996 Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público e desenvolve um Serviço Educativo com iniciativas de captação/sensibilização do público e aposta na formação. Estrutura financiada pela SEC/DGArtes e Câmara Municipal de Almada, é membro da ATINJ – Associação Portuguesa de Teatro para a Infância e Juventude. Em 2002 foi-lhe atribuído a Medalha de Prata de Mérito Cultural da Cidade pela Câmara Municipal de Almada.