MTA: Quantas artes, quantas manhas!

Quantas artes, quantas manhas!

Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria apresenta
QUANTAS ARTES,
QUANTAS MANHAS!

de Gil Vicente
13 Fev 2010, Sáb. 21h30
Teatro Municipal de Almada – Sala Experimental
M/12

Encenação: Joaquim Lopes; Intérpretes: Francisco Alvarez, Mercês Costeira, Laura Apolinário, Catarina Oliveira, Joaquim Lopes, Ana Fialho, João Brás, Rui Cardoso, Henrique Viegas, Patrícia Monteiro; Dramaturgia e Cenografia: Joaquim Lopes; Figurinos: GITT; Luz: Vitor Azevedo; Operação de Som e Luz: Alex.

O espectáculo tem o propósito de evocar a arte, o saber e a obra de GIL VICENTE.

Com recurso ao ambiente da época, ao que historicamente é conhecido, faz-se salientar, a partir dos seus textos, os conhecimentos que possuía esta grande figura do teatro português sobre matérias tão variadas como o latim, a religião, a filosofia, além duma profunda agudeza de espírito na observação das atitudes humanas.

Os textos são apresentados com o propósito da descrição explicativa, segundo a ambiência vivida por GIL VICENTE. Várias cenas, retiradas dos seus Autos, são então sucessivamente representadas, com o cenário, a música, o guarda-roupa, consonantes com o estilo existente à época.

A representação realiza-se em cena tipo arena, a evocar o salão do palácio tal como acontecia no início do século XVI, com um pequeno palco num dos lados e, nos restantes, rodeada pelos assistentes ao espectáculo.

Em suma, um espectáculo que, esperamos, fascine, divirta, encante e, perdoe-se-nos a imodéstia, com a pretensão de também ensinar.